www.teatrodegiz.org | forum

Friday, September 08, 2006

Um filme que é um documentário produzido pelo Teatro de Giz com realização de Zeca Medeiros















É mesmo verdade.
Lá para Outubro começa o trabalho a sério.
Mas começando a estória pelo princípio: era uma vez um navio chamado "CP Valour" que encalhou na Praia do Norte, Faial. Trazia muitos contentores com carga e um deles, que miraculosamente não se afundou quando caíu à água, deu à costa. "Tem coisas de teatro", disseram-nos pelo telefone, num Domingo de manhã. Fomos lá ver. Alguns figurinos, partes de um cenário gigantesco, caixas e caixas e... fotos. Hum... commedia del arte, sem dúvida, constatámos. Está aqui um nome, olhem - Piccolo di Milano. Uma companhia Italiana. Muita coisa estava arruinada e foi para o lixo, disseram-nos. Fomos lá ver e até o pobre Arlequim se encontrava no meio dos desagradáveis despojos. Mandámos uma mensagem para essa que é uma das maiores companhias de teatro da Europa e do Mundo. A resposta concretizou o início de uma amizade inesperada. Tinham estado numa digressão de dois meses pelos Estados Unidos com a peça "Arlequim servidor de dois amos", a mais conhecida de Goldoni, encenada por Strheler. Os do Piccolo ficaram muito felizes, o contacto passou a ser permamente, as conversas foram se sucedendo, as coincidências vieram à tona e chegámos a uma conclusão. A família do Teatro está espalhada pelo mundo mas definitivamente unida, mesmo que não o saiba...
O Zeca Medeiros ouviu falar desta estória e propôs ao Teatro de Giz e à RTP Açores contá-la. É o que vamos fazer. Lá para Outubro, inspirada nos factos de 2006, iniciamos as filmagens e recolhas do nosso conto que irá estrear na RTP Açores. É verdade, incluída neste processo, estará uma viagem a Milão (que em parte só é possível graças ao convite que o Piccolo nos fez) para que o Teatro de Giz possa trocar palavras e abraços com os do Piccolo.
Há coisas que não lembra ao diabo...
VEJAM: http://www.piccoloteatro.org/

Fotos: Piccolo di Milano e Teatro de Giz

2 comments:

Anonymous said...

Caros amigos, no afã diário de procurar coisas do Zeca Medeiros, apareceu-me a "Ponta da Ilha".
Conhecia a história, que reputo de maravilhosa e só possível em teatro, onde os sonhos se tornam realidades, e sabia do interesse do Zeca em tudo isso, bem como as conversas havidas com a Maria do Céu Guerra, grande senhora do TEATRO, e da identificação que foi feita com a "Ilha das Flores".
Acho uma ideia mágnífica, e daqui do reino dos Algarves, lhes envio as maiores venturas e a força necessária para levarem em frente tamanha aventura. Já agora uma referência elogiosa ao Piccolo Teatro di Milano. Os, verdadeiramente, grandes são sempre humildes.

Anonymous said...

Pietá!!!!!


:cheers:

o meu link:

http://my.opera.com/wickedlizard/blog/show.dml/504575